Trabalho Final de Curso

  • Reordenamento Urbano da Zona do Alto da Ajuda

A área assinalada na imagem é referente à zona de intervenção, tendo como proposta um Centro de Estudos, e um maior número de habitação com equipamento comercial de apoio.

O Centro de Estudos, parte integrante obrigatória apresenta uma forte relação com o Palácio, pois parte de um eixo eminente e integrado no Palácio com a estátua de D. Carlos I, considerei que este eixo estava a necessitar de um remate, de modo a equilibrar todo um sistema relacional e espacial, de maneira a conter a espacialidade exterior de forma a criar-lhe um príncipio e um fim, daí do lado poente o edifício principal do Centro de Estudos concluir este lado do eixo. No Centro de Estudos, o programa foi subdividido em vários edifícios que se encontram distribuídos num determinado ritmo, de forma a criar uma área central verde agradável com um lago.

Como remate deste exercício era-nos pedido o desenvolvimento de um dos edifícios propostos. Na imagem disponibilizada acima, o edifício objecto de desenvolvimento encontra-se identificado através de um ponto amarelo.

  • Desenvolvimento do Edifício Principal do Centro de Estudos
Na concepção deste edifício tive em especial atenção à escala humana.

Os dois edifícios são ligados por uma cobertura, que se caracteriza como um exterior ainda interior, ritmada por pilares, que se prolongam até à cobertura.

Neste edifício existem, dois auditórios, a biblioteca do Centro de Estudos, a administração, as instalações dos directores de departamento e a cantina.


No edifício no qual está localizada a biblioteca, oferece uma maior relação de proximidade com o rio, a biblioteca ocupa dois pisos, contendo áreas de leitura, área de informática e audiovisuais. No último piso encontra-se a cantina, com uma esplanada acoplada situada no canto do edifício, deixando assim ter uma percepção da envolvente a 180 graus.

No outro edifício a administração encontra-se no piso superior, tendo uma entrada independente, sendo o acesso aos outros pisos possível através do seu interior.
Nos pisos inferiores estão situados os auditórios. Todo o edifício tem bastante iluminação natural, algumas janelas têm "brise-soleil" vertical em madeira o que virá a garantir no seu interior a protecção do sol, mais específicamente nas janelas viradas a sul.
Todo este projecto visa a integração na área, aceitando os problemas eminentes enquanto estímulo para o pensamento e resolução de toda uma estrutura. Levando até às últimas consequências a implementação de uma atitude projectual que actue em conjunto com o sítio, o pré-existente e o programa proposto, harmonizando relações que partem sempre do geral para o particular.








Mensagens populares